sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Led, Led e mais Led


Mais uma postagem e eu não consigo mudar o foco.
Quanto mais leio e ouço Led Zeppelin, mais me interesso.
Além disso, descobri um site maravilhoso com informações e notícias de primeira-mão, não só do Led, como de outras bandas (whiplast.net)
Ontem mesmo achei uma biografia feita pela A&E, onde amigos, empresários, membros da Yardbirds e até mesmo as cantoras de Heart falam sobre a banda e até mesmo de seus integrantes em particular.São 45 minutos de vídeo nem um pouco perdido (LINK: http://www.youtube.com/watch?v=jDb39e65yxo)
Pra fechar com chave de ouro, o final do vídeo termina com um dos empresários da banda na época dizendo "A escadaria para o paraíso está na sua mente".

Como não amar uma banda dessas? 
Além de talentosos, eram mestres da improvisação.É o caso de um show em Copenhagen (1971) que John Bonhan usa 4 baquetas para tocar a música "Four Sticks" (por isso o nome), Jimmy Page, o mago, toca bandolin sem ao menos saber tocar em "Battle of Evermore" e também toca "Dazed and confused" em um show com um arco de violino ( http://www.youtube.com/watch?v=AIHabvURnpk)

Sem contar do maravilhoso álbum Led Zeppelin IV, onde encontramos, principalmente a música de maior estouro das rádios "Stairway to heaven", sendo tocada 3 milhões de vezes na rádio por 44 semanas.Outros sucessos também estão contidos no álbum como "Black Dog", "Rock n' Roll", "The Battle of Evermore" (com participação especial de Sandy Denny), "Misty Mountain Hop", "Four Sticks", "Going to California" e "When the Levee Breaks".
Além do álbum instigar a todos com seus curiosos símbolos (como citado no post anterior), o disco, também chamado de "O disco do Eremita", pelo personagem da capa, uma pintura a óleo que Page achou em Reading na Inglaterra.A imagem consiste em um velho carregando galhos às costas, que quase não aguenta segurar.Uma das interpretações, e a que mais gosto, é que as pessoas deveriam cuidar da Terra e plantar ao invés de colher em excesso e destruir o planeta



Outro fato que é de causar admiração pela banda é o bom gosto literário.Embora  Jimmy Page, fosse apaixonado por misticismo e magia e por ser fã inegável de Alesteir Crowley, um ocultista, Plant se inspirou em histórias medievais e no estilo folk através do autor J. R. R. Tolkien, autor de Senhor dos Anéis, O Hobbit e Silmarillion.
A primeira música que foi adepta a esse estilo foi "Ramble on" do disco Led Zeppelin II, onde Plant conta a saga de Frodo Bolseiro de O Senhor dos Anéis.A garota mencionada nesta canção, assim como em "Over the Hills and Far Away" não é uma mulher em si, mas sim o anel.
A banda lançava mais discos e cada música estava impregnada com esse incrível estilo épico que mistura ficção com fantasia.



Porém, críticos contestam o sucesso da banda assimilando suas músicas à plágios, como mostra neste vídeo, que compara algumas músicas: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=JyvLsutfI5M
Entretanto, embora muitos arranjos bem parecidos e um até mesmo copiados como o caso de Blind Willie Johnson (que processou a banda e ganhou a causa, onde tudo foi lhe pago e depois se tornou até amiga de Page e Plant), não tiro os méritos da banda em tornar cada música "única" em seu estilo e pela junção de cada integrante ter dado tão certo.

PS: O filme da banda, chamado "Celebration Day" estreiou mês passado nos cinemas e inclusive nele, estará incluso o show da banda em 2007, a última vez que a banda se reencontrou pra tocar junto.
O show já está a venda em um dvd com 2 cds da banda (
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4258437/celebration-day-dvd-2-cds-digipack/?utm_source=lomadee&utm_campaign=lomadee&utm_medium=lomadee&PAC_ID=30393)

Além da coletânea de discos, e agora o filme vale contar com dois livros:
O primeiro é: "Luz e Sombra - Conversas com Jimmy Page" no qual narra a entrevista de um jornalista com o guitarrista, que totalizou 50 minutos.
O segundo, é uma biografia não autorizada realizada por Mick Wall, um jornalista britânico que os expõem sem censura, chegando a provocar ameaças vindas de Page. O nome do livro: "Quando os gigantes caminhavam sobre a Terra".
Bom, qualquer um desses citados na observação é um belo presente de Natal, modéstia parte (EU ACEITO! rs).




Nenhum comentário:

Postar um comentário